Minicurso 2.7

 

Título: Contextualizando a Análise Combinatória em Academias por meio da Modelagem Matemática

Prof. Ticiano Azevedo Bastos

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo
Esse minicurso foi organizado a partir das atividades que compuseram o bloco de atividades de registro documental da pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP. O objetivo central desse estudo foi investigar como a perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática pode contribuir para o desenvolvimento dos conceitos de Análise Combinatória de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular da região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. É importante destacar que, um processo educacional orientado para a eficiência sociocrítica adota práticas em que o aluno é colocado no centro do processo de ensino e aprendizado em Matemática, tornando as salas de aula ambientes democráticos que valorizem suas habilidades criativas e produtoras. Portanto, a ideia central desse minicurso é apresentar para os participantes as atividades que foram desenvolvidas no decorrer dessa pesquisa, inspirando professores que desejam inovar suas práticas no ensino de Análise Combinatória, cujas atividades foram elaboradas por meio de análise de fichas de treino e visitas às academias.

 

AnteriorPróximo

Os comentários estão desativados.