X – Minicurso 2.02

Minicurso 2.02

Título: MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS EM MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM GRUPO DE ESTUDANTES AO TRANSFORMAR UMA BRINCADEIRA EM UMA PRÁTICA ESPORTIVA

Prof. Ms. Rogério Braga Soares

Resumo
Este minicurso, dividido em dois momentos, apresenta como proposta aos participantes, uma compreensão da modelagem matemática como ambiente de aprendizagem, em que é possível observar as competências desenvolvidas e/ou adquiridas pelos estudantes envolvidos. No primeiro momento será apresentada a trajetória do professor rumo à modelagem matemática, uma breve fundamentação teórica e metodológica, além de uma descrição das atividades desenvolvidas durante o trabalho de campo e, finalizando com a apresentação dos resultados obtidos com a pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. No segundo momento os participantes serão convidados a desenvolver um dos blocos de atividades propostos nesse estudo. Essas atividades estão relacionadas com a padronização de equipamentos utilizados em práticas esportivas. Esta será uma oportunidade de experimentar o ambiente de aprendizagem proporcionado pela modelagem matemática, a fim de verificar o desenvolvimento das competências para entender a situação-problema, elaborar os modelos baseados na realidade, resolver questões matemáticas relacionadas com os modelos matemáticos, interpretar os resultados matemáticos da situação-problema retirada da realidade e validar as soluções.

 

Os comentários estão desativados.