X – Minicurso 2.03

Minicurso 2.03

Título: VALORIZANDO CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E DA ETNOMATEMÁTICA

Prof. Ms. Vanessa da Luz Vieira

Resumo
O minicurso proposto tem como intuito abordar atividades relacionadas à pesquisa desenvolvida com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Família Agrícola (EFA) no decorrer do Mestrado em Educação Matemática na Universidade Federal de Ouro Preto. Essa pesquisa teve como objetivo investigar como a Pedagogia da Alternância pode favorecer o desenvolvimento da perspectiva Etnomatemática em sala de aula e apresentar sugestões de atividades contextualizadas, contribuindo com o processo de formação dos participantes. Um resultado importante dessa pesquisa foi a valorização sociocultural da produção de conhecimentos matemáticos e geométricos desenvolvidos pelos alunos. Dessa forma, os participantes desse minicurso serão conduzidos a pensar sobre práticas do campo relacionadas com a geometria praticada pelos diferentes grupos culturais.

 

Os comentários estão desativados.