Minicurso 1.1

Título: As potencialidades e limitações de um trabalho de tratamento pedagógico dos erros matemáticos

Profa. Andrea C. Oliveira

Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo
Este minicurso foi desenhado a partir de uma pesquisa sobre erros matemáticos realizada com alunos do nono ano de uma escola pública de Barbacena, Minas Gerais. Serão apresentadas e discutidas algumas atividades de sala de aula que buscaram enfatizar o erro como uma oportunidade de aprendizagem. Assim, discutiremos também alguns dos resultados da pesquisa em duas direções complementares: as possíveis contribuições que um trabalho docente de tratamento pedagógico dos erros matemáticos pode trazer para a prática do professor e para a aprendizagem do aluno, juntamente com algumas das dificuldades e limitações que podem surgir no desenvolvimento desse tipo de trabalho. Além disso, será apresentado e discutido com os participantes do minicurso uma espécie de catálogo dos erros cometidos pelos alunos e que foram objeto de tratamento pedagógico na pesquisa.

AnteriorPróximo

Os comentários estão desativados.