Minicurso 1.5

Título: O ensino de função: uma proposta para a introdução desse conteúdo.

Profa. Ana Paula Marques

Mestre em Educação e Docência pelo Promestre Faculdade de Educação – UFMG

Resumo
As atividades apresentadas nesse minicurso fizeram parte de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública da cidade de Itabirito (MG) no decorrer do Mestrado Profissional em Educação e Docência da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo da pesquisa foi investigar a possibilidade de construir o conceito de função, em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir de tarefas envolvendo sequências e problemas contextualizados com foco na generalização de padrões. Os resultados obtidos apontam para a dificuldade que muitos alunos apresentam em construir generalizações matemáticas. Esses resultados sugerem que o trabalho com sequências e padrões seja realizado desde os Anos Iniciais, uma vez que são etapas importantes para o desenvolvimento do pensamento algébrico e também do pensamento funcional. No minicurso os participantes terão a oportunidade de refletir sobre o desenvolvimento de um trabalho com vistas para a construção do conceito de função, em séries anteriores ao 9º ano.

AnteriorPróximo

Os comentários estão desativados.