Minicurso 1.6

 

Título: Sequência didática com história infantil e jogo para o ensino de frações

Profa. Cristalina Teresa R. Mayrink

Mestre em Educação e Docência pelo Promestre Faculdade de Educação – UFMG

Resumo
As histórias são capazes de encantar, emocionar, divertir e criar uma atmosfera de conhecimento comum a todos, possibilitando na exploração do texto, tanto a aprendizagem da Língua Materna quanto de Matemática. O jogo, como atividade didática, oportuniza o desenvolvimento do potencial social e cognitivo dos estudantes. Nesse minicurso, apresentaremos pesquisa que buscou conhecer como a história infantil e o jogo podem contribuir para tornar mais significativo o ensino e a aprendizagem dos números racionais na forma fracionária, com uma sequência didática desenvolvida com estudantes do 4º ano E.F. Realizaremos algumas das atividades propostas na sequência didática, elaborada por nós a partir do livro “O pirulito do pato”, de Nílson José Machado e do Jogo da Memória das Frações. Assim, os participantes terão a oportunidade de experienciar algumas situações realizando atividades, podendo refletir sobre as contribuições que esses dois recursos didáticos podem dar para o ensino e a aprendizagem dos números racionais na forma fracionária. A pesquisa foi realizada no Mestrado Profissional em Educação e Docência – Promestre, ofertado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, M.G.

 

AnteriorPróximo

Os comentários estão desativados.