Minicurso 2.1

 

Título: Como a resolução de problemas pode contribuir para aumentar a crença de autoeficácia matemática?

Prof. Cristian Quintão Assis

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós Gradução em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo
A proposta deste minicurso deriva de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, cujo principal objetivo foi desvelar contribuições de um projeto baseado na resolução de problemas para o incremento das crenças de autoeficácia de um grupo de estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Minas Gerias. Neste minicurso trabalharemos com parte dos problemas explorados na parte empírica da pesquisa, que foram de quatro tipos: problemas com mais de uma solução, problemas de lógica, problemas com excesso de dados e problemas sem solução. Exploraremos como esses problemas puderam incrementar as crenças de autoeficácia e autorregulação da aprendizagem dos estudantes. A ideia central do minicurso é discutir com os participantes e mostrar a eles como isso pode ser feito em sala de aula. Também serão apresentadas algumas sugestões práticas para uso de problemas em sala de aula.

AnteriorPróximo

Os comentários estão desativados.