Minicurso 2.4

 

Título: Trabalhando porcentagem no 6° ano do Ensino Fundamental

Prof. Keller Lopes

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo
O minicurso visa discutir as propostas de algumas tarefas sobre porcentagem para alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Essas tarefas são oriundas de um produto educacional que foi desenvolvido no decorrer de uma pesquisa, concluída e inserida num programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Esse produto educacional foi apresentado em forma de uma revista destinada a professores para ser aplicado nas aulas e é constituído por tarefas sobre porcentagem elaboradas conforme as ideias propostas pelo Modelo dos Campos Semânticos. Os objetivos desse material foram estimular a produção de significados dos alunos quando eles se dispuserem a resolver as tarefas propostas, ampliar as possibilidades de estratégias de resolução dos alunos e observar os diversos significados sendo produzidos por eles. As potencialidades dessas tarefas foram analisadas durante o processo investigativo e quando as aplicamos numa sala de aula. Os resultados evidenciaram que o conjunto de tarefas elaborado permitiu que os alunos produzissem significados, alcançando, assim, os nossos objetivos. Durante o minicurso iremos discutir as potencialidades dessas tarefas, bem como de outras, e, também, propor um conjunto de tarefas que envolvam o tema Porcentagem quando abordado em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental ou em outras séries.

 

AnteriorPróximo

Os comentários estão desativados.